O Regimento Interno é o documento adequado para determinar regras de convivência, postura profissional e procedimentos de uma empresa. O Regimento Interno deve ser seguido por todos os integrantes do escritório Cochinski Advogados, sem exceção.
O Regimento serve para padronizar os processos e as rotinas internas, estabelecendo responsabilidades, atribuindo tarefas e mostrando o a rotina dos integrantes do escritório. Tal documento é essencial para o desempenho eficiente das atividades e permite melhorar o resultado das entregas.
O Regimento Interno do escritório Cochinski Advogados tem como propósito estabelecer padrões, otimizar recursos materiais e de pessoal, bem como, promover condições indispensáveis para a convivência dos integrantes de forma harmoniosa e respeitosa.
O Regimento Interno é documento complementar e deve ser seguido por todos, concomitantemente com as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, do Estatuto da Advocacia e a OAB; do Regulamento Geral da Advocacia, bem como todos os demais atos, decisões, resoluções e portarias emitidas pelos órgãos vinculados ao Conselho Federal e ao Conselho Seccional do Paraná da OAB.
Em caso de omissão deste Regimento Interno, todos deverão atuar com ética, respeito, responsabilidade, sempre visando manter à boa imagem e reputação do escritório perante o público em geral.
O escritório Cochinski Advogados pauta a sua atuação em ofertar ao mercado serviços advocatícios de excelência, suprindo as necessidades e expectativas dos clientes.
1. Forma de atendimento
Para que o escritório alcance a sua visão e missão a longo prazo, é necessário que todos tratem os clientes ou parceiros/terceiros de forma que sua conduta seja:
- Pautada na ética profissional e corporativa, prezando sempre pela melhor solução para o cliente e para o escritório;
- Cordial, agradável, educada e com transmissão do conhecimento de forma clara e objetiva a todos que busquem o escritório;
- Responsável, mantendo o sigilo e a confidencialidade das informações e documentos a que tiver acesso em decorrência das suas atividades profissionais;
- Respeitável durante o atendimento presencial e também durante a realização das suas tarefas e que haja necessidade de realizar o contato com os clientes, respostas por e-mail, ao retornar ligações, dentre
2. Horário de funcionamento do escritório
O horário de funcionamento interno dar-se-á de segunda a sexta- feira, durante o período compreendido entre 9h às 12h e das 13h30 às 18h, devendo ser flexibilizado mediante necessidade do cliente ou por solicitação da Dra. Josieli.
Caso haja reunião agendada no primeiro horário, todos os envolvidos devem chegar no escritório com pelo menos 10 min de antecedência para organizar a sua mesa, ligar seu computador e preparar a sala de reuniões para o atendimento.
Havendo algum imprevisto, atraso ou não comparecimento, este deve ser comunicado à Dra. Josieli, explicando o motivo da ausência e passar suas demandas do dia para que outro profissional possa cumprir com as atividades.
Havendo necessidade de ausentar-se do escritório, é necessário informar à Dra. Josieli; agendas externas devem ser comunicadas previamente com todos da equipe para que seja possível planejar a rotina interna e não prejudicar nenhum cliente ou parceiro.
O escritório não possui registro de ponto, no entanto, deve ser respeitado o horário de trabalho sob pena de estar descumprindo o Regimento Interno.
3. Atividades rotineiras
Para o bom funcionamento do escritório Cochinski Advogados é necessário a observância de algumas regras e todos da equipe deverão segui- las. Casos excepcionais deverão ser tratados diretamente com o superior imediato. Todos devem:
- Realizar, sempre, o protocolo de todos os documentos recebidos dos clientes de forma listada e mais detalhada possível, informando a data do recebimento;
- Comunicar à advogada Josieli todos os atendimentos realizados, informando o desfecho da situação e como serão os próximos passos no atendimento do cliente;
- Comunicar à advogada Josieli sobre o protocolo de novos processos, incluindo, de forma obrigatória, o seu nome em todas as procurações desde o início do processo;
- Todos os protocolos de novas ações deverão ocorrer e um prazo razoável de 15 dias após todos os documentos necessários para o ajuizamento estar de posse do escritório;
- Todas as pendências para ajuizamento de ação deverão ser informadas ao cliente semanalmente; ao contatar o cliente é necessário informar que aguarda o retorno para dar andamento na demanda;
- O cliente sempre deverá ser comunicado com antecedência razoável em caso de suspensão das atividades, ausência do escritório, feriados prolongados, ;
- Todos os clientes devem possuir a ficha cadastral atualizada e com todas as informações preenchidas;
- Os prazos deverão ser cumpridos com pelo menos 01 dia de antecedência ao seu vencimento, salvo casos excepcionais que deverão ser comunicados à Josieli;
- Anotar e repassar todas as ligações recebidas no período de ausência da Dra. Josieli e informar como foi a conversa com o cliente e se será necessário dar retorno;
- Manter a recepção sempre limpa, organizada e adequada para que os clientes possam aguardar de forma confortável;
- Manter o lavabo sempre limpo, organizado, com sabonetes, papel higiênico e pronto para o uso pelos clientes;
- Desligar as lâmpadas, o ar-condicionado e os equipamentos ligados após o uso e ao final do expediente;
- Fechar a porta principal e a última pessoa que sair do escritório, diariamente, deve trancar com a chave;
- Manter em pleno funcionamento as máquinas e equipamentos necessários para a execução das atividades rotineiras; caso algum equipamento apresente defeito, deverá ser imediatamente comunicada à Josieli para que esta tome providências;
- Evitar conversas paralelas na recepção enquanto estiver cliente, bem como, evitar comentários e intromissões a assuntos conversado entre os clientes que estão aguardando;
- Evitar o consumo de alimentos nas mesas de trabalho e na sala de reuniões para que seja mantida a higiene e limpeza dos espaços;
- Responder os e-mails de clientes e/ou parceiros com mensagem de recebido; a devolutiva do e-mail deve ser em um prazo de, no máximo, 24h.
4. São deveres da equipe
A equipe possui atividades rotineiras e devem saber gerir seu tempo para atender todas as demandas durante o horário de expediente; além das suas demandas, são deveres de todos os integrantes do escritório:
- Buscar sempre o melhor desempenho da equipe, respeitando a atividade exercida por cada profissional;
- Incluir nome e OAB da Dra. Josiéli em todas as procurações e processos do escritório e de ações dos advogados associados e
- Respeitar a individualidade e tratar todos os membros com cordialidade;
- Prezar pelo comportamento, inclusive, fora do escritório e nas redes sociais; ser respeitoso com os clientes, às pessoas que estão ligadas direta e indiretamente com o escritório a fim de preservar a imagem do escritório;
- Cumprir com o Regimento Interno e também com o Código de Conduta, sob pena de responder pelas medidas cabíveis;
- Sugerir medidas à Josieli para melhorar o desempenho do trabalho entre as equipes;
- Cultivar um bom relacionamento entre todos, evitando fofocas, desentendimentos, comentários que não agreguem;
- Zelar pela imagem reputacional do escritório em todos os momentos, ou seja, durante e fora do expediente; condutas incompatíveis com os princípios praticados pelo escritório não serão
5. Condutas vedadas
O escritório Cochinski Advogados reprova e não tolera condutas que possam vir a prejudicar o bom relacionamento com os integrantes da equipe, prejudicar andamento do escritório com relação às demandas e obrigações de cada um, bem como, prejudicar clientes e parceiros. Sendo assim, algumas condutas são expressamente vedadas, dentre as quais:
- Utilizar informações obtidas no âmbito das suas atividades profissionais para fins pessoais ou para beneficiar terceiros;
- Realizar trabalhos pessoais, diligências que não são para o escritório durante o horário do expediente;
- Divulgar qualquer tipo de informação atinente aos clientes, trabalhos e processos do escritório.
- Faltar com comprometimento ao trabalho e para com os clientes;
- Aproveitar dos benefícios do escritório para benefício próprio; seja com relação à utilização de bens materiais ou relacionamento com os clientes através do escritório;
- Fazer captação de clientes que estão no escritório para ser atendido pela equipe de profissionais e utilizar desse acesso ao cliente para benefício próprio ou de terceiros;
- Omitir informações sobre o atendimento de clientes no escritório e em horário de expediente;
- Omitir o fechamento de contrato de honorários e não comunicar à Dra. Josieli;
- Atuar com desídia e irresponsabilidade com relação aos prazos que precisam ser cumpridos e estão sob sua responsabilidade;
- Responsabilizar terceiros por seus atos e/ou omissões;
- Deixar de repassar honorários recebidos de clientes ao escritório;
- Deixar de incluir nome e OAB da Josiéli nas procurações e processos;
- Agir de má-fé na condução das atividades
6. Arquivo de documentos
Todos os documentos do escritório deverão ser armazenados de forma adequada, em local específico, com acesso facilitado e organizado para que qualquer integrante da equipe possa buscar documentos no arquivo. Pensando nisso:
- O arquivo deve estar sempre organizado de forma que a pasta do cliente seja encontrada sem muito esforço, preservando a eficácia do trabalho;
- O prazo para abertura das pastas e arquivamento de documentos é de 48h pelo responsável pela atividade;
- A abertura e organização das pastas e do arquivo deve ser conduzida pelos estagiários e advogados iniciantes, devendo o trabalho ser realizado com atenção para que não seja realizado o arquivamento em pastas diferentes;
- É proibido deixar documentos espalhados no arquivo, em cima da mesa de reunião, em cima da mesa de trabalho ou outros locais que não seja o arquivo; todos os documentos devem estar nas pastas específicas;
- Todos os documentos que venham a ter vinculação externa deverão ser impressos com o timbre do escritório, com letra tipo Merriweather, em tamanho 12, cor cinza escuro, com espaçamento 1,5 e alinhamento
- Todos os documentos com vinculação interna deverão ser impressos, preferencialmente, em folha de rascunho visando a economia de recursos;
- Caso um documento, pasta ou processo seja retirado do escritório,
- obrigatoriamente, deverá ser realizado protocolo e comunicado à Dra.
- Josieli para ciência. Ao retornar tal documento, este deve ser dado baixa no livro de protocolos
- É inadmissível a perda ou extravios de documentos do escritório Cochinski Advogados.
- O uso do celular, da internet, das mídias sociais e equipamento eletrônicos para o trabalho
O escritório utiliza as redes sociais para atuação profissional, visando propagar o conhecimento e divulgar conteúdo jurídico de caráter informacional e com a intenção de demonstrar a expertise quanto os temas apresentados em post, stories, reels e demais formas de postagens nas redes sociais e sempre deverá ser aprovada a publicação pela Dra. Josieli.
O escritório não permitirá que seja veiculada nenhuma postagem de cunho pessoal ou conteúdo de terceiros se autorização expressa de quem criou o conteúdo, sob pena de violação de direitos autorais. Alguns fatores devem ser levados em consideração sobre esse tema:
- O celular corporativo deve ser utilizado única e exclusivamente para o atendimento dos clientes e funções ligadas ao âmbito profissional; é vedado o uso para fins pessoais como ligações, mensagem no WhatsApp, pesquisa na internet;
- Os grupos do WhatsApp com clientes é exclusivo para comunicações de cunho profissional e recados gerais; questões específicas de cada cliente deverão ser tratadas de forma individual;
- Os grupos do WhatsApp deverão ser respondidos pelo celular corporativo, mesmo que os advogados estejam nos grupos com seus números pessoais; caso excepcionais deverão ser informados à Dra. Josieli;
- Todos os contatos realizados pelo telefone corporativo deverão ser realizados com cordialidade, profissionalismo e evitar o uso de gírias e escritas informais;
- O uso do celular deve ser utilizado como ferramenta de trabalho durante o horário de expediente;
- Utilizar o telefone ou o computador do escritório para ficar chegando as redes sociais ou resolver assuntos pessoais é inadequado e essa conduta deve ser evitada;
- É proibido o acesso a sites pornográficos, materiais obscenos, preconceituosos e incompatíveis com os assuntos do escritório durante o ambiente de trabalho;
- A internet deve ser utilizada como ferramenta de trabalho e não deve prejudicar o trabalho;
- É proibido instalar qualquer tipo de software e alterar configurações de programas instalados nos computadores do escritório.
8. Responsabilidades dos advogados
O atendimento aos clientes deve ser realizado de forma prioritária por advogados, sendo facultado aos estagiários, desde que autorizado pela Dra. Josieli e com o intuito de solicitar informações e documentos diretamente aos clientes e parceiros, sempre atuando com respeito e profissionalismo.
É de responsabilidade dos advogados o preenchimento da ficha cadastral de todos os clientes atendidos, com o preenchimento adequado do contato telefônico, e-mail e demais informações importantes para a elaboração da procuração.
É de responsabilidade dos advogados anotar as audiências, os prazos e as diligências externas e comunicar o cliente com antecedência sobre tais prazos para que não haja problema de comunicação entre o escritório e o cliente ou com os parceiros.
9. Responsabilidade dos estagiários
É de responsabilidade dos estagiários elaborar relatórios mensais e comunicar aos clientes sobre o andamento da sua causa. Na ausência de estagiários essa responsabilidade é dos advogados. O cliente deve saber sempre como está o andamento do processo através de relatório padrão do escritório e enviado pelo meio padrão de comunicação acordado com a Dra. Josieli.
É de responsabilidade do estagiário auxiliar na elaboração de peças jurídicas, relatórios, peticionamento e protocolo de documentos, acompanhamento dos processos e demais atividades pertinentes ao escritório que lhe sejam atribuídas, respeitando sempre a lei do estágio.
É de responsabilidade dos estagiários entregar aos advogados as peças redigidas para correção e análise antes de qualquer protocolo. É expressamente proibido o protocolo de qualquer petição em processo sem a supervisão e aprovação de um advogado responsável.
10. Contrato de honorários
Todos os contratos de honorários devem ser redigidos em nome de Cochinski Sociedade Individual de Advocacia, CNPJ/MF sob° 46.768.380/0001-00, assim como que todos os valores devem ser direcionados a conta bancária do escritório.
O contrato de honorários deve ser sempre assinado pela Dra. Josieli; tal ação poderá ser em conjunto com o advogado responsável pela causa, mas nunca deverá fechar contratos e assinar sem a ciência da sócia e proprietária do escritório. Casos excepcionais serão autorizados de forma expressa.
Quanto à cobrança de honorários que estejam atrasados ou não tenham sido quitados pelos clientes, a forma de cobrança deverá ser sempre realizada com cordialidade, de forma respeitosa e com a anuência da Dra.
Josieli para que tais assuntos sejam tratados com os clientes.
11. Reembolso
Casos de reembolso poderão ocorrer, mas devem ser ações excepcionais. As despesas deverão ser apresentadas em tempo hábil e serão reembolsadas no próximo mês, mediante apresentação das respectivas Notas Fiscais e comprovante de pagamento.
O escritório disponibiliza um valor mensal a título de caixa fixo com o intuito de otimizar e facilitar o pagamento de pequenas despesas diárias. Preferencialmente deverá ser utilizado dinheiro do caixa para as despesas e estas também deverão ser comprovadas mediante recibos.
12. Violação ao Regimento Interno
Todas as violações ou suspeitas realizadas por um integrante deverão ser imediatamente comunicadas à Dra. Josieli para que providências sejam tomadas e não prejudique o andamento do escritório e o atendimento ao cliente.
A violação do Regimento Interno por parte de qualquer integrante do escritório Cochinski Advogados poderá implicar em ações corretivas, advertências, suspensão ou até mesmo o término do contrato/vínculo com o escritório por justo motivo.
13. Vigência e atualização
O presente Regimento Interno entra em vigor a partir da sua publicação no site e a sua divulgação para todos os membros do escritório Cochinski Advogados.
Todos os integrantes do escritório receberão uma cópia por e-mail do documento e este também estará disponível impresso no escritório para consulta.
O presente documento poderá ser atualizado sempre que houver necessidade e após a sua atualização, será divulgado entre todos e a versão atualizada será disponibilizada conforme dispõe o parágrafo anterior.